06 agosto, 2013

A tal da erva danada

  Um assunto que gera polêmica há muito tempo é a maconha. E pra polemizar mais ainda, vim aqui falar sobre a tal haha Brincadeira, não quero gerar polêmica, apenas acho interessante saber sobre o assunto antes de discuti-lo. Então se você for uma pessoa que adora debater, seria legal se você lesse esse post.
Erva danada haha

  O consumo humano da cannabis (maconha) teve início no terceiro milênio a.C. Seu uso atual é voltado para recreação, medicamento e também é bastante usada em alguns rituais religiosos. Ela é frequentemente consumida por seus efeitos psicoativos e fisiológicos, que podem incluir bom humor ou euforia, relaxamento e aumento de apetite (a famosa larica haha).
  Entre os efeitos colaterais indesejados estão a diminuição da memória de curto prazo, dificuldade motora, boca seca, vermelhidão dos olhos e sentimentos de paranoia ou ansiedade. Vale lembrar que os efeitos podem ser diferentes dependendo da quantidade de THC ou dependendo da forma como a maconha é produzida ou fumada. O tempo do efeito depende do modo de como a maconha é utilizada. Se for fumada, o THC vai rapidamente para o cérebro, e o efeito dura aproximadamente 5 horas. Se for ingerido, o efeito demora pra vir (cerca de 1 hora), mas dura aproximadamente 15 horas. Imagina ficar chapadão por 12 horas... Doideira!
  O que é THC? "O THC (tetrahidrocanabinol) é uma substância química fabricada pela própria maconha, sendo o principal responsável pelos efeitos da planta. Assim, dependendo da quantidade de THC presente (o que pode variar de acordo com o solo, clima, estação do ano, época de colheita, tempo decorrido entre a colheita e o uso) a maconha pode ter potência diferente, isto é, produzir mais ou menos efeitos. Esta variação nos efeitos depende também da própria pessoa que fuma a planta: todos nós sabemos que há grande variação entre as pessoas; de fato, ninguém é igual a ninguém! Assim, a dose de maconha que é insuficiente para um pode produzir efeito nítido em outro e até uma forte intoxicação num terceiro."
  A erva começou a ser criminalizada em vários países no século XX, no Brasil foi na década de 1906. Os países em que o uso medicinal é parcialmente permitido são: EUA, Canadá, Reino Unido, Holanda, França, Espanha, Itália, Suíça, Israel e Austrália. Com "parcialmente permitido" entenda-se: o cultivo domiciliar e o consumo só são liberados com receita médica e com laudo justificando a prescrição.
  "Afinal, maconha causa dependência ou não?" Muitos estudos estão sendo feitos a respeito desse assunto, mas ainda não se sabe ao certo se ela causa ou não dependência. Por causa da quantidade de se quantificar a maconha que atinge a corrente sanguínea, não há doses formais de THC que causam dependência. Acredita-se que a dependência aumenta conforme o período de uso.
  E não tem como falar de maconha sem tocar no assunto Legalização, né? 
  No Brasil, a campanha pela Legalização da cannabis ganhou força a partir das décadas de 1980 e 1990, notadamente apoiada por artistas e políticos liberais. 
  Mas por que legalizá-la? Por que não legalizá-la? Com a legalização, o tráfico tende a diminuir, pois como os pontos de vendas seriam legais, não seria necessário comprar de traficantes. E com ela legalizada o governo poderia apenas supervisionar o consumo, assim, garantindo a qualidade e o pagamento de impostos. O dinheiro poderia ser usado para campanhas contra às drogas mais fortes e realmente perigosas, como a cocaína e o crack. Mas há quem diga que a maconha é uma porta para o uso de outras drogas, eu, sinceramente, acho que não, mas isso vai de pensamento de cada um. Enfim. Infelizmente, a legalização não tem só pontos positivos. Comparando a maconha com o álcool, se o alcoolismo já causa problemas no trânsito, com o efeito da maconha os acidentes aumentariam. O abuso dela causa danos à memória, ao sistema reprodutor e respiratório, ocorre também a perda de noção de tempo e espaço.
  Bom, confesso que há um tempo atrás (cerca de uns dois anos) eu era contra a maconha, até porque eu não sabia muito a seu respeito. Conheço pessoas que fumam há anos e são pessoas normais, não roubam, não matam, são "melhores" do que muitas pessoas que não fumam, não bebem e etc E com "melhores", quero dizer que são pessoas de bom coração. É bom a pessoa ter a sua própria opinião formada, mesmo se for contra, mas acho importante abrir a mente, antes de abrir a boca
  Com esse post deu pra saber um pouco sobre a erva. Quando eu procurava mais sobre o assunto, achei um site muito interessante, chamado Planeta Maconha. Pra quem curte, vale a pena acessar.
  Então é isso, espero que tenham gostado do post. E lembre-se que fumar maconha não te faz mais homem, mas também não te faz menos homem haha

Beijos, Rhay.  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário